Cobertura do Seguro de Viagem

A própria palavra cobertura remete para o conceito generalista da abrangência do seguro, ou seja – todas as situações abrangidas pela cobertura do seguro de viagem. No que respeita a cuidados de saúde, por exemplo, estão contempladas as doenças agudas, que ocorram em viagem e que sejam consideradas graves.

Dos critérios identificados como essenciais aquando da realização do seu seguro de viagem, a cobertura é sem dúvida o mais importante, visto que poderá condicionar directamente as suas eventuais necessidades em viagem.

1) TOPO DA APÓLICE DO SEGURO EM VIAGEM

Para além de ter em consideração o Destino (pelas características apontadas e descritas nesse ponto) deverá igualmente considerar e optar por um seguro, cuja apólice contemple um valor (monetário) máximo adequado e em concordância com o custo de vida no ou nos locais para onde irá viajar.

Por exemplo, se for para a República Dominicana e o TOPO do seu seguro for de 30.000 euros/ 134.144 reais, significa que para gastos médicos, sejam eles consultas, internamentos, procedimentos cirúrgicos, entre outros, terá uma cobertura máxima para este tipo de serviços idêntica ao TOPO do próprio seguro.

Este TOPO/ LIMITE poderá ser variável em casos de reembolso de despesas pagas por si em viagem, veja porquê no ponto reembolso de despesas.

Cobertura do seguro de viagem

2) COBERTURAS, EXCLUSÕES  E  ALGUMAS DEFINIÇÕES

Nem todos os seguros abrangem as mesmas coisas e os pequenos detalhes podem fazer a diferença. Ao efectuar o seu seguro de viagem deverá concordar e ler as condições apresentadas e descritas no mesmo.

Embora o limite monetário (coberto) pelo seguro pareça elevado poderá facilmente ser esgotado em caso de internamento, sobretudo nos países mais dispendiosos (ver top 6 países caros do mundo em saúde para turistas). É precisamente por esta situação que preferencialmente deverá entrar em contacto com o seu seguro (em caso de necessitar de assistência médica) para que o possam encaminhar para centros médicos de referência e consequentemente mais baratos.

Paralelamente às situações abrangidas pelo seguro, poderão eventualmente existir outras que não estão cobertas, sendo parte integrante das EXCLUSÕES. Estas por sua vez poderão ser contratadas extraordinariamente em alguns seguros sob a forma COBERTURA ADICIONAL, ou seja, poderá ter assistência Médica em viagem por determinadas patologias ou situações, que nas condições gerais não costumam estar abrangidas.

2.1) Exclusões de cobertura do seguro de viagem

 

• PATOLOGIAS PRÉ-EXISTENTES

São todas as doenças/condições clínicas conhecidas e ou em tratamento (pelo segurado) antes da contratação do seguro de viagem. Podem ser elas, hipertensão arterial, diabetes, artroses, hérnias, cirurgias recentes, etc. Estas situações antigas não estão incluídas na cobertura do seguro de viagem.

• DESPORTOS DE RISCO

São todos aqueles desportos considerados (pela seguradora) como sendo de risco major para o segurado, entre eles: surf, snowboard, escalada, entre outros. Embora haja seguros de viagem especiais para os desportos de risco, estas actividades não estão incluídos na cobertura do seguro de viagem regular.

• MATERIAL MÉDICO (ORTÓTESES, PRÓTESES E OSTEOSSÍNTESE)

Deparamo-nos frequentemente com estes conceitos sobretudo em casos de hospitalizações por situações clínicas ortopédicas. Mas afinal o que são e qual a diferença entre eles? O mais importante a reter é que na maior parte das situações, a cobertura do seguro em viagem não incluirá qualquer material médico que se inclua no grupo das ortóteses, próteses e osteossíntese.

Vamos ver cada uma das exclusões de cobertura do seguro de viagem no próximo artigo! Fique atento!

Deixa uma resposta

Escolher Seguro de Viagem
Exclusões de cobertura
Exclusões de cobertura do seguro de viagem

Regra geral, existem três tipos de exclusões de cobertura do seguro...

Cobertura do Seguro em Viagem
Cobertura do Seguro de Viagem

A própria palavra cobertura remete para o conceito generalista da abrangência...

Duração e número de pessoas no seguro em viagem

Na continuação dos 4 pontos chave antes de fazer Seguros de...

Seguro em Viagem

Seguro em Viagem

Todas as informações sobre Seguros em Viagem
por email

Subscreva a nossa lista e receba todas as informações

Send this to friend