Exclusões de cobertura do seguro de viagem

Regra geral, existem três tipos de exclusões de cobertura do seguro de viagem, que deverá ter especial atenção.

Condições e Exclusões de cobertura

PATOLOGIAS PRÉ-EXISTENTES

São todas as doenças/condições clínicas conhecidas e ou em tratamento (pelo segurado) antes da contratação do seguro em viagem. Podem ser elas, hipertensão arterial, diabetes, artroses, hérnias, cirurgias recentes, etc.

Quando em viagem existe um agravamento de algumas destas doenças (já conhecidas), denomina-se agravamento de condição pré-existente e normalmente é uma das exclusões de cobertura do seguro de viagem mais comuns nas apólices.

Deverá confirmar se o seu seguro cobre eventuais agravamentos de doenças pré-existentes e em caso negativo poderá igualmente confirmar juntamente com da sua seguradora a possibilidade de contratar cobertura para estas patologias (opcional) ou mesmo optar por um seguro que tenha directamente esta opção englobada nas condições gerais da apólice.

DESPORTOS DE RISCO

São todos aqueles desportos considerados (pela seguradora) como sendo de risco major para o segurado, entre eles: surf, snowboard, escalada, entre outros.

Existem no entanto, seguros de viagem apropriados para este tipo de desportos e que naturalmente oferecem cobertura em caso de acidente ou doença relacionado com os mesmos. No momento de realização do seguro e casos pretenda, por exemplo, disfrutar de umas férias em pleno na neve deverá optar por um seguro com cobertura adequada, sem este tipo de exclusões de cobertura para desportos considerados de risco.

Exclusões de cobertura

MATERIAL MÉDICO (ORTÓTESES, PRÓTESES E OSTEOSSÍNTESE)

Deparamo-nos frequentemente com estes conceitos sobretudo em casos de hospitalizações por situações clínicas ortopédicas. Mas afinal o que são e qual a diferença entre eles?

  • ORTÓTESES OU ORTÉSES
    Refere-se basicamente aos aparelhos ou dispositivos ortopédicos (ortótese) ou mesmo de outras áreas (ortéses) para uso provisório ou não, cujo objectivo permite alinhar, prevenir, corrigir deformidades anatómicas ou mesmo melhorar a função das partes móveis do corpo, como por exemplo coletes ortopédicos “Jewett”, muletas, imobilizadores de joelho, cotovelo, aros e lentes oculares entre outros frequentemente utilizados. Estes aparelhos normalmente não estão incluídos e constituem exclusões de cobertura do seguro de viagem.
  • PRÓTESES
    São componentes artificiais cuja finalidade permite suprir necessidades e funções individuais pós sequelas como por exemplo amputações, traumáticas ou não. São exemplos de próteses: as articulares (joelho), as de substituição de membros (mão artificial ou perna artificial) e até mesmo as dentárias ou próteses auditiva (acústica) ou audioprótese.Nem em todas as apólices de seguro em viagem estes tipos de materiais (ortóteses e ortéses)  constituem exclusões de cobertura do seguro de viagem mas regra geral, fazem parte da lista de exclusões e é muito importante estar informado para saber se será eventualmente algo a pagar por si em viagem.
  • MATERIAL DE OSTEOSSÍNTESE
    Material médico de uso cirúrgico utilizado exclusivamente para restabelecimento da continuidade óssea. Este tipo de material é utilizado maioritariamente em casos ortopédicos – traumáticos com indicação cirúrgica.

    As situações traumáticas são frequentes no dia-a-dia podendo ter indicação cirúrgica. Porém, quando nos encontramos em viagem, a decisão de qual o tratamento adequado é de extrema importância sobretudo porque na grande maioria das situações a distância até ao domicílio é de tal forma significativa, que o tratamento tem que ocorrer ainda em viagem. O custo deste tipo de material poderá ser extremamente dispendioso e nos casos em que não é contemplado nas coberturas da apólice, ou seja, quando faz parte das exclusões, cabe ao segurado – tomador da apólice a cobertura destes custos. Neste caso, embora a assistência médica e hospitalar se encontre coberta, o material cirúrgico em si pertence às exclusões de cobertura do seguro de viagem.

A optimização do uso da sua apólice tem por base um adequado conhecimento da mesma.

Deixa uma resposta

Escolher Seguro de Viagem
Exclusões de cobertura
Exclusões de cobertura do seguro de viagem

Regra geral, existem três tipos de exclusões de cobertura do seguro...

Cobertura do Seguro em Viagem
Cobertura do Seguro de Viagem

A própria palavra cobertura remete para o conceito generalista da abrangência...

Duração e número de pessoas no seguro em viagem

Na continuação dos 4 pontos chave antes de fazer Seguros de...

Seguro em Viagem

Seguro em Viagem

Todas as informações sobre Seguros em Viagem
por email

Subscreva a nossa lista e receba todas as informações

Send this to friend